Vipal |

07.10.2020

Vipal Borrachas participa de live da ABR sobre vulcanização em reforma de pneus

Gerente de Assistência Técnica da empresa, Leandro Paim, foi um dos debatedores do evento virtual.
Vipal Borrachas participa de live da ABR sobre vulcanização em reforma de pneus

O Gerente de Assistência Técnica da Vipal Borrachas, Leandro Paim, foi um dos participantes da live “A Vulcanização no Processo de Reforma de Pneus”, promovida pela ABR - Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus, através dos seus canais do Youtube (@abrpnews) e Facebook (@abrassociacao) no dia 24 de setembro. Paim esteve acompanhado de outros três convidados: Carlos Camacho, da Rubbernew, Fernando Santana, da Elgi, e Milton Facio, da Dobermann, além do mediador Vinicius Carvalho, do Canal ABR.

Dentre os temas abordados, os problemas encontrados pelas reformadoras na etapa de vulcanização de pneus. Conforme Paim, todos os setores são extremamente importantes num processo de reforma, mas a vulcanização é fundamental, pois é o que de fato prepara o pneu para ser reutilizado. “Os principais problemas que encontramos são falhas no flanco, nas laterais ou no acabamento do pneu, não vulcanização, deformação, entre outros”, comentou. Segundo o gerente da Vipal, o principal motivo dessas falhas é a falta de circulação de ar dentro da autoclave. “Este é um elemento-chave para que o processo ocorra da forma correta, pois, se o ar for obstruído em algum momento, é normal que resulte em defeito no pneu”, disse durante a live.

Além de abordarem outros aspectos, como uso dos envelopes e sua durabilidade, a vulcanização da borracha, a importância da autoclave ou prensa, as variantes tempo/temperatura/pressão, entre outros, Paim e os convidados também responderam perguntas de espectadores. O evento virtual faz parta da série que a ABR vem promovendo com seus associados para discutir temas relativos ao segmento de reforma de pneus.

A Vipal participará de outras duas lives da ABR em outubro. Dia 8, o Coordenador de Produção da empresa, Marco Antônio Santin, debate sobre “Equipamentos e Novas Tecnologias”, quando será apresentada a evolução dos equipamentos, a indústria 4.0 no segmento de reforma de pneus, a adequação às normas de segurança. qual o futuro das reformadoras, entre outros aspectos. No dia 22, será a vez de Leandro Gustavo Guedes, Coordenador de Análise e Validação da Vipal, falar sobre “Bandas de Rodagem”. Nesta oportunidade, tópicos como o processo frio da reforma de pneus, novos compostos, pesquisas frenagem, dirigibilidade, entre outros.