Vipal Borrachas | Vipal Máquinas cresce no mercado americano

03.10.2020

Vipal Máquinas cresce no mercado americano

Apenas esse ano, cinco máquinas já foram vendidas para clientes do maior mercado de reforma de pneus do mundo, entre eles a Pete’s Road Services, da Califórnia.
Vipal Máquinas cresce no mercado americano

A qualidade que a Vipal Borrachas imprime em tudo o que faz é reconhecida em todos os continentes do planeta. Não é diferente quando se refere à Vipal Máquinas, unidade da empresa responsável por desenvolver equipamentos destinados à reforma de pneus, que está em franco crescimento no maior e mais exigente mercado do segmento no mundo: o dos Estados Unidos. Quatro grandes reformadoras norte-americanas adquiriram, somente este ano, cinco maquinários do portfólio da Vipal Máquinas.

Recentemente, a Pete’s Road Services em sua planta de Corona, Califórnia, tradicional e reconhecida empresa do segmento de reforma de pneus, com 50 anos de mercado, instalou uma máquina raspadora VR01 Smart Duo da marca Vipal. O equipamento permite a remoção da borracha sobressalente do pneu no processo de raspagem de forma muito ágil e precisa. Noe Lara, Gerente Operacional da Pete’s, diz que decidiu comprar a máquina porque sabe do seu custo-benefício, além de saber que pode contar com os serviços e o suporte técnico que a Vipal oferece. “Já temos uma experiência muito boa com a Vipal no fornecimento de bandas pré-moldadas e, agora, apostamos também em seus equipamentos, o que deve nos dar significativos ganhos de qualidade a se ver pelo que esta máquina que adquirimos nos proporciona”, declara Lara.

Gabriel Fuma, Gerente Comercial da Vipal NAFTA, comemora o sucesso que as máquinas da Vipal estão fazendo no mercado dos Estados Unidos: “entramos da melhor maneira, com clientes de primeira linha como a Pete’s, que são constantemente focados em entregar qualidade e valor ao seu público. Deste modo, ser o parceiro escolhido por um cliente deste nível é sempre muito satisfatório”. O novo negócio realizado entre a Vipal e a reformadora californiana simboliza, sem dúvida, uma excelente oportunidade de crescimento no maior mercado de reforma de pneus do mundo. Considerando a qualidade dos produtos e serviços da Vipal, este caminho será bem trilhado. “Sabemos que o nosso equipamento é o que mais agrega valor neste mercado”, conclui o Gerente da Vipal.

A mesma raspadora também foi encomendada por outra importante reformadora, Retread Solutions , da Carolina do Norte, reconhecida em todo o país. Porém, a Retread Solutions foi além e adquiriu ainda outro equipamento da Vipal Máquinas: uma VOC 760 Cargo. Voltada para a aplicação de borracha de ligação no processo de reforma de pneus de carga e busca otimizar as demandas das reformadoras a um custo baixo. Outras duas VOC 760 Cargo também foram comercializadas para clientes norte-americanos em 2020: para a Jewell Tire Center, de Oxford, Maine, em agosto, e para a Purcell Tires and Service Center, em sua unidade em Portland, Oregon, onde a equipe técnica da Vipal ainda realizará a instalação.

Por falar em oportunidades, as expectativas da Vipal Máquinas nos Estados Unidos são as melhores. “Temos perspectivas muito boas. Este é um mercado que passou muitos anos sem expectativas de crescimento, mas depois do aumento de impostos sobre pneus chineses e de uma economia saudável, o segmento começou a retornar à trajetória do crescimento”, explica Fuma. “Os renovadores em geral estão otimistas quanto ao futuro da reforma e, com isso, os planos de investimento em equipamentos e na modernização de suas fábricas se renovaram”, finaliza. 

Este ano, como em todos os mercados, a pandemia ainda em curso colocou muitos projetos de investimento em stand by, mas a Vipal espera que isso chegue ao fim em breve. “Sem dúvida, ter o equipamento que mais entrega valor neste mercado é muito promissor, ainda mais considerando a dimensão desses compradores, que são algumas das maiores renovadoras dos Estados Unidos”, comemora Fuma.

Líder na América Latina e uma das principais fabricantes mundiais de produtos para reforma de pneus, a Vipal vê no segmento de máquinas uma diversificação necessária para o aperfeiçoamento do seu principal mercado, o de pneus reformados. A iniciativa faz parte da visão da companhia de focar na competitividade dos seus parceiros, distribuídos em mais de 90 países de cinco continentes. Empresas de diferentes países do mundo estão se valendo dos benefícios dos equipamentos da marca. Hoje, além dos Estados Unidos, é possível encontrar máquinas produzidas pela Vipal no Brasil, Argentina, Uruguai, El Salvador, Espanha e Nova Zelândia. 

O Diretor de Negócios Internacionais da Vipal Borrachas, Leandro Rigon, ressalta a importância de se conquistar um competitivo mercado como o norte-americano. "A reforma de pneus nos Estados Unidos é uma referência para todo o mundo neste setor, pois é a de maior volume e onde estão os maiores players. Além disso, a Vipal tem como um dos principais destinos de exportação de seus produtos os Estados Unidos, onde conta também com Centros de Distribuição em localidades estratégicas do país. Neste contexto, a entrada de nossas máquinas de fabricação própria em solo norte-americano simboliza um novo passo que estamos dando", afirma Rigon. “A Vipal Máquinas emprega na sua engenharia toda a capacidade técnica e tecnológica que a Vipal Borrachas soma ao longo de seus 47 anos. Assim, seguiremos apostando na expansão de nosso portfólio de equipamentos e negócios no mercado global”, completa.