Vipal Borrachas | Vipal Borrachas lança inovação nos envelopes

01.08.2022

Vipal Borrachas lança inovação nos envelopes

Nova funcionalidade controla os ciclos de utilização e vida útil das peças através de códigos de barras permanentes.
Vipal Borrachas lança inovação nos envelopes

Inovação e evolução constantes fazem parte da trajetória da Vipal Borrachas.  É por isso que a Companhia segue buscando melhorias contínuas em seus processos e produtos. É o caso da nova funcionalidade desenvolvida para os envelopes da Vipal. Usado no processo de reforma de pneus na etapa de vulcanização, o envelope é utilizado em autoclave e tem a função de pressionar a banda pré-moldada sobre a carcaça para, depois de aplicado, gerar vácuo no pneu e bloquear por completo a entrada de ar. Os envelopes VOS  - Vipal Outer Short (de aba curta) - e VOE - Vipal Outer Extended (aba longa) - trazem uma nova funcionalidade, apresentando um código de barras individual que permite o controle do número de ciclos pelo qual a peça já passou. 

O novo recurso irá gerar benefícios aos reformadores, que poderão controlar de forma exata e padronizada a vida útil dos envelopes, garantindo o desempenho esperado da peça. A novidade é que o código fica atrelado diretamente no envelope, permanecendo assim até o fim de sua vida útil, ou seja, não será possível desassociar o histórico ao código de barras da peça. Isso irá garantir que o número de ciclos realmente corresponde a aquela peça quando o código for verificado antes de um novo processo de reforma do pneu.

Desde 2020, os envelopes da Vipal contam com um novo composto, tornando possível um maior alongamento tanto no frio quanto no quente. Desta forma, proporciona melhor manejo, mais elasticidade e diminui o risco de rasgos e rupturas. As peças possuem reforços de borracha que acrescentaram resistência em partes anteriormente mais vulneráveis, trazendo maior estabilidade e performance com o tempo de uso.

Controle de ciclos

O novo sistema de controle inicia quando o novo envelope é utilizado pela primeira vez e o reformador cadastra em seu o ERP o número correspondente ao código de barras. Desta forma é habilitada no sistema a leitura do código individual da peça. No momento do envelopamento do pneu, antes de entrar na autoclave, é realizada a leitura do código e registrado o uso do envelope no ciclo. A cada novo processo de reforma, o escaneamento no ERP irá determinar por quantos ciclos a peça já foi submetido. Para garantir a exatidão do controle, o reformador pode personalizar o sistema e bloquear a execução do processo caso a leitura do código de barras do envelope não seja realizada.       

Segundo Rodemir Conte, Gerente de Engenharia de Produto e Processos da Vipal Borrachas, a novidade irá gerar diversos benefícios aos reformadores e seus clientes. O novo recurso facilita e melhora o controle sobre o número de vezes que o envelope é utilizado, permitindo assim maior eficiência para conhecer a real durabilidade destas peças. "Somando esta novidade a excelente performance do nosso atual envelope, é possível gerar economia e melhor controle de custos ao nosso reformador”, finaliza Conte.

Para saber mais sobre a novidade, clique aqui.