Vipal Borrachas | FM Pneus adquire dois novos equipamentos da Vipal Máquinas

12.01.2023

FM Pneus adquire dois novos equipamentos da Vipal Máquinas

Reformadora da Vipal Rede Autorizada passa a contar com 19 maquinários em suas unidades.
FM Pneus adquire dois novos equipamentos da Vipal Máquinas

A FM Pneus recebeu, em sua unidade fabril de Videira (SC), dois novos equipamentos da Vipal Máquinas: a roletadeira VR 50-130L Cargo e a extrusora de ligação VOC760 Cargo. Sempre comprometida em manter o padrão de qualidade para seus clientes, a integrante da Vipal Rede Autorizada segue o projeto de modernização do maquinário de suas plantas, somando agora 19 equipamentos. A última aquisição da FM Pneus havia sido em outubro de uma raspadora VR01 Smart Uno C, instalada na unidade de Maravilha, também no estado catarinense.

A roletadeira, também conhecida como embandadora, é uma máquina utilizada no setor de reforma e reconstrução, principalmente, para pneus de carga e meia carga, que faz a colocação da banda de rodagem na carcaça do pneu antes da etapa de vulcanização, eliminando a presença de ar entre um e outro e garantindo rapidez e melhor acabamento. Com a capacidade de aplicar pressões reguláveis para o roletamento da banda de rodagem e do ombro do pneu, a VR 50-130 Cargo possui um sistema automático de reconhecimento destes ombros, garantindo a velocidade e a pressão adequadas para o melhor acabamento na aplicação de bandas com ou sem abas. 

Já a VOC760 Cargo é voltada para aplicação de borracha de ligação no processo de reforma de pneus de carga, otimizando as demandas das reformadoras com precisão e consistência. No equipamento é possível inserir receitas pré-determinadas através de cadastro de produtos, contando também com interface “touch screen” para sua operação e um sistema de ajuste automático de conformadores laterais. A equipe técnica da Vipal Máquinas realizou a instalação do equipamento sob a coordenação do Analista de Automação Fábio Luiz Antoniazzi.

Nemias Soares, Coordenador de Produção da FM Pneus, destacou a eficiência dos equipamentos, bem como a rapidez que ambas as máquinas estão dando ao processo de reforma. “A agilidade com que as novas máquinas operam é um grande benefício destes produtos. Isso com certeza já está dando maior eficiência à nossa produção tanto na fase de vulcanização quanto na de aplicação de borracha de ligação”, declara. 

 Segundo Eloir Zago, Gerente da reformadora de Videira, “é uma satisfação poder contar com uma parceira como a Vipal Borrachas, com quem estamos associados há 20 anos. A instalação dos novos maquinários teve todo o suporte e atenção por parte da equipe técnica da Vipal Máquinas, que transmitiu aos nossos colaboradores as instruções necessárias para a adequada operação dos mesmos”, observa. Além da VR 50-130L Cargo e da VOC760 Cargo, os outros 17 equipamentos da Vipal Máquinas da FM Pneus estão distribuídos entre as suas unidades localizadas em quatro estados brasileiros das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul. 

O Gerente Geral da Vipal Máquinas, Evandro Rossi, considera a aquisição da FM Pneus mais um importante passo da parceira na gestão da reformadora. “Mais uma vez, a FM Pneus investe em tecnologia e inovação de modo a entregar o melhor produto final aos transportadores. Desta vez, foi com a unidade de Videira, o que mantém o compromisso da reformadora com a qualidade da reforma de pneus de seus clientes”, observa.

A FM Pneus começou sua trajetória em 1990, quando iniciou as atividades na cidade de Maravilha. Desde então, a empresa vem expandindo de forma sustentável seu negócio, destacando-se como uma das maiores reformadoras de pneus do Brasil. A FM Pneus trabalha com a reforma e venda de pneus novos das linhas carga, industrial, agrícola, OTR e florestal, atuando nos estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo.