Vipal Borrachas | Vipal Borrachas atualiza softwares do Sistema Master e Sistema Supervisório em parceiras da Rede Autorizada

06.10.2020

Vipal Borrachas atualiza softwares do Sistema Master e Sistema Supervisório em parceiras da Rede Autorizada

Versões novas, lançadas este ano, potencializam a operacionalidade no processo de vulcanização.
Vipal Borrachas atualiza softwares do Sistema Master e Sistema Supervisório em parceiras da Rede Autorizada

A Vipal Borrachas alia sua experiência e conhecimento técnico ao constante avanço em tecnologia. Foi assim com o conjunto de softwares e hardwares que automatizam a vulcanização em autoclave, o Sistema Master, que avalia detalhes específicos de cada autoclave, e o Sistema Supervisório, que monitora o funcionamento dos painéis de controle. Lançados este ano nas suas novas versões, 6.0 e 2.4, respectivamente, os sistemas foram instalados em várias reformadoras de Vipal Rede Autorizada e já vêm demonstrando ganho ao potencializarem a operacionalidade na etapa de vulcanização, fazendo com que os padrões de qualidade e confiabilidade da reforma sejam ainda mais elevados.

O Sistema Master é conhecido no mercado de reforma de pneus por fazer o gerenciamento com total precisão das três principais variáveis do processo de vulcanização: tempo, temperatura e pressão. Exclusividade da Vipal para a sua Rede Autorizada, cada uma de suas etapas deve ser acionada no momento correto e com os parâmetros especificados. Já o sistema Supervisório emite relatórios e armazena o histórico de vulcanização dos pneus. A conjunção deste com o Sistema Master 6.0 oportuniza que os relatórios gerados sejam ainda mais específicos, pois são capazes de avaliar com minúcia cada máquina, ciclo e unidade a ser vulcanizada.

“O novo Sistema Master é mais inteligente, autônomo e se adapta à situação de cada equipamento, aperfeiçoando o monitoramento dos ciclos de vulcanização nas autoclaves e otimizando os processos”, explica Gilmar Reginatto, Coordenador de Assistência Técnica da Vipal. “Uma das novidades é que, na nova versão, não haverá avisos sobre testes de vazamentos, exigindo ao reformador que execute uma manutenção preventiva mais efetiva das máquinas e dos acessórios utilizados no processo de reforma de pneus em autoclaves”, elucida. Além disso, considera Reginatto, com a inteligência aplicada no software será possível otimizar ciclos e, consequentemente, economizar os recursos.

A equipe técnica da Vipal Borrachas vem realizando a instalação dos novos softwares em toda a sua Rede nas diferentes regiões brasileiras em que está presente, fase que deve concluir no segundo semestre de 2021. Quem já está com o sistema implantado e em pleno funcionamento é a Paes Pneus, integrante da Vipal Rede Autorizada de Muriaé (MG). Segundo Nildo Paes, Diretor Administrativo da reformadora, o sistema vem sendo um sucesso na operacionalidade da empresa, mostrando resultados importantes no processo de vulcanização e no controle de segurança. “O sistema só veio para melhorar, porque traz qualidade tanto para a reformadora quanto para o cliente e otimiza o tempo de vulcanização, o que agride menos a carcaça do pneu”, acrescenta.

Quem também tem colhido os benefícios dos dois sistemas é a Dafonte Renovadora de Pneus, com sede em Jaboatão dos Guararapes (PE). Nas palavras de Cristiano Vasconcelos, Gerente Técnico Corporativo, o Sistema Master 6.0 da Vipal é “show de bola”, pois traz mais qualidade ao processo de vulcanização, além de executá-lo com mais precisão e agilidade. E se o Sistema Master é positivo para a Dafonte, o Sistema Supervisório 2.4 é ainda mais, pois permite que o gerente consiga acompanhar remotamente todas as oito unidades da empresa, presente em quatro estados do Nordeste. “Eu uso bastante o Sistema Supervisório, que na minha função é essencial para que eu saiba o que está se passando em cada uma das nossas reformadoras”, relata.

Já para Elaine Carneiro Cortez, Diretora da Renovadora Pneus Brasil, de Imperatriz (MA), não apenas o aperfeiçoamento técnico que o Sistema Master e o Sistema Supervisório trazem quanto a assistência prestada pela equipe da Vipal lhe são essenciais. “Temos um diálogo muito bom de trocas com a equipe da Vipal e nossas equipes técnica e comercial. É uma visão integrada que a Vipal nos propõe e que confere com o que também acreditamos em termos de negócio”, observa Elaine. O Encarregado da Pneus Brasil, Ivan Souza Rocha, acrescenta ainda que o valor agregado dos softwares traz uma série de benefícios ao diminuir o tempo de vulcanização, desencadeando ganhos na produção, no consumo de energia e na ocupação da mão de obra.

A credibilidade e a confiança que a RFX tem na Vipal Borrachas fez com que a reformadora de Fraiburgo (SC) fosse uma das primeiras a experimentar os novos Sistema Master e Sistema Supervisório. É o que conta o Diretor da empresa, Davi César Onevetch. “Sempre fui muito bem atendido pela Vipal, nos bons e nos maus momentos. Com uma retaguarda como esta, nós, como parceiros, temos somente a agradecer”, manifesta o empresário. Quanto aos softwares, a aprovação é a mesma: “Como não gostar de um sistema que te economiza tempo e gera um produto bem acabado e sem problemas na fabricação?”, questiona retoricamente Onevetch.

“Quando um ciclo apresenta alguma alteração em qualquer reformador da Rede Vipal, em qualquer parte do mundo em que esteja, conseguimos identificar no mesmo momento o que está acontecendo”, destaca Leandro Paim, Gerente de Assistência Técnica da Vipal Borrachas. Paim afirma que “isso é um grande benefício para o reformador, pois um pneu com vazamento atrasa todo um ciclo em uma autoclave, além de comprometer a qualidade da reforma do pneu, o que lhe gera muitas perdas”. E completa: “Com a versão atualizada dos softwares, é possível se ter ainda maior precisão da situação real de cada ciclo de funcionamento”.