Vipal Borrachas | Vipal Borrachas adota matéria-prima de origem 100% renovável em sua produção

24.05.2023

Vipal Borrachas adota matéria-prima de origem 100% renovável em sua produção

Antioxidante é produzido a partir da lignina fornecida pela Suzano em uma parceria com a Greenway.
Vipal Borrachas adota matéria-prima de origem 100% renovável em sua produção

Sempre em busca de aperfeiçoamento de seus processos produtivos e práticas mais sustentáveis, a Vipal passa a utilizar uma nova matéria-prima para uso na fabricação de seus produtos para reforma de pneus. Trata-se da Greenlig FR, antioxidante atóxico feito à base de lignina, uma macromolécula de origem totalmente renovável, que substitui o antioxidante de origem petroquímica.

O projeto é uma parceria com a Greenway, divisão de negócios sustentáveis da CYA, uma das maiores distribuidoras de produtos químicos do Brasil, a partir de matéria-prima fornecida pela Suzano, maior produtora global de celulose de eucalipto. Além de homologar a matéria-prima, a Vipal tem relação com a origem deste projeto. Em 2017, a companhia, em parceria com a Suzano e a Universidade de Caxias do Sul iniciou estudos sobre o comportamento da lignina como antioxidante afim de buscar alternativas mais sustentáveis e promissoras para substituir fontes fósseis. Destes estudos, resultou a solução que agora está sendo adotada pela própria Vipal.

Conforme Rodemir Conte, Gerente de Engenharia de Produtos e Processos da Vipal, a capacidade de prevenir ou retardar processos de oxidação mostrou, durante as análises, que a lignina poderia ser utilizada como um antioxidante de fonte natural para a borracha. “Por termos participação no desenvolvimento da Greenlig FR desde os primeiros estudos, iniciados há seis anos, pudemos acompanhar a evolução deste trabalho, o que nos permitiu uma avaliação segura da função protetiva da lignina em compostos de borracha para fabricação de produtos para reforma de pneus”, afirma.

A lignina, presente na madeira do eucalipto cultivado pela Suzano sob manejo florestal responsável, é o material aromático renovável mais abundante na Terra. Usada para desenvolver o Greenlig FR, é um material 100% renovável feito a partir de eucalipto certificado por normas de manejo florestal sustentável. Além disso, é a primeira lignina do Brasil a obter o selo USDA Biopreferred, certificando a origem totalmente renovável deste biomaterial, garantindo confiança e incremento de sustentabilidade a Vipal e seus clientes.

“Devido a uma maior conscientização sobre os problemas socioambientais e econômicos associados à utilização de materiais oriundos de matéria-prima petroquímica, um grande enfoque tem sido direcionado à identificação e utilização de recursos renováveis como substitutos por alternativas mais sustentáveis em diversos setores da indústria como o que atuamos”, acrescenta Conte.

A Vipal emprega o Greenlig FR na produção de camelback e bandas de rodagem nas unidades fabris de Nova Prata, Rio Grande do Sul, e de Feira de Santana, na Bahia. Em termos logísticos,

a Greenway adquire lignina da Suzano e a submete ao processo de fracionamento para, então, produzir o Greenlig FR.

“Além de contribuir para o incremento da sustentabilidade dos produtos Vipal, o Greenlig FR colabora com a performance do produto final, pois tem desempenho similar a antioxidantes importados e de origem petroquímica. Igualmente, por ser um produto de fabricação nacional e estoque local, colabora nas operações logísticas”, explica o químico industrial Henrique Brito, Cofundador da Greenway. “Outro benefício é a forma como é embalado. Por ser um produto fornecido em embalagem selada, pré-pesada e compatível com os compostos de borracha, pode ser adicionado diretamente nos equipamentos de mistura na fábrica, o Banbury, dispensando operações de pesagem e eliminando qualquer possibilidade de geração de particulados suspensos”, complementa.

“A lignina pertence à família de bioprodutos desenvolvidos pela Suzano e é uma solução inovadora, pois pode ser considerada uma alternativa aos insumos de origem fóssil em aplicações industriais de alta performance, como a da Vipal”, afirma Ananda Sá Dias, Gerente de Novos Negócios da Suzano. “Conhecido como Ligflex®, o produto da Suzano pode ser utilizado como antioxidante natural em diversas aplicações, como produtos para reforma de pneus, mas também correias transportadoras, solados de borracha, mangueiras e demais artefatos de borracha”, esclarece Ananda.

Rodemir Conte prevê que a Vipal cada vez mais utilize este recurso natural em sua fabricação. “O Greenlig FR é o futuro para a nossa indústria no que se refere ao desenvolvimento de produtos, pois além de fornecermos produtos de borracha mais resistentes ao envelhecimento por oxidação, também contribuímos para um menor impacto ambiental. Atualmente estamos com um consumo regular de lignina, mas já estamos projetando aumentar o consumo durante 2023”, conclui.