Vipal Borrachas | Vipal Borrachas revitaliza programa de gestão ambiental em suas fábricas

08.06.2022

Vipal Borrachas revitaliza programa de gestão ambiental em suas fábricas

PRA – Provedor de Responsabilidade Ambiental tem por objetivo estimular a conscientização socioambiental das unidades de Nova Prata/RS e Feira de Santana/BA.
Vipal Borrachas revitaliza programa de gestão ambiental em suas fábricas

A questão ambiental é uma urgência global que envolve toda a sociedade. Por isso, a ação por parte de grandes companhias é fundamental neste aspecto. A Vipal Borrachas sabe de seu papel como agente socioambiental e, por isso, revitalizou um importante projeto: o PRA – Provedor de Responsabilidade Ambiental. O programa tem por objetivo estimular a conscientização sobre a gestão ambiental em todas as áreas das fábricas da Vipal em Nova Prata, no Rio Grande do Sul, e na de Feira de Santana, na Bahia, especialmente em relação à coleta seletiva de resíduos.

 No total, são 110 funcionários capacitados, que exercem a função de multiplicadores de gestão ambiental em seus setores. As metas do PRA são de atingir 90% de conformidade na coleta seletiva para unidades de Nova Prata e 80% na unidade Feira de Santana. Auditorias internas de conformidade ocorrem mensalmente em todas as áreas. “A Vipal possui metas de redução na geração dos resíduos e busca continuamente melhorar os processos de gestão ambiental. Assim, o PRA tem como objetivo oportunizar a educação ambiental de forma a estimular a coleta seletiva adequada dentro das fábricas”, explica Tânia Faggion, Coordenadora da Qualidade e Meio Ambiente da Vipal Borrachas.

A evolução das práticas ambientais a partir do projeto já são percebidas nas áreas fabris da companhia. Além do maior comprometimento e integração das equipes, houve evolução na adequação de coletores e melhoria na segregação dos materiais. Os números mostram isso: a Blitz Ambiental dos PRA’s, realizada mensalmente, constatou na última atividade que foi atingido 100% de conformidade em 11 dos 13 setores de avaliação da Fábrica 1, 14 dos 21 setores de avaliação da Fábrica 2, ambas de Nova Prata/RS, e 12 dos 20 setores de avaliação na unidade de Feira de Santana/BA. O projeto conta com a participação de áreas administrativas e produtivas das fábricas. 

“Quando as pessoas entendem a importância de terem atenção na hora que estão fazendo o descarte fica mais fácil para todo o restante do processo”, ressalta Flávia Queiroz, Analista de Meio Ambiente e uma das responsáveis pelo projeto juntamente a Tânia e Robson Guadagnin, Engenheiro Ambiental.  

Tânia ressalta que, com este programa, a Vipal não apenas alinha-se com as legislações relacionadas ao gerenciamento de resíduos sólidos, como busca avançar no que se refere à conscientização das pessoas ao explicar a elas o papel de cada um no encaminhamento correto dos resíduos. “Conscientizar é essencial para que a gestão ambiental ocorra efetivamente. O ato de cada um ajuda na melhor destinação dos materiais que produzimos, que são direcionados, ao fim do processo, aos recicladores habilitados e licenciados com os quais a Vipal trabalha”, conclui a Coordenadora.