Vipal Borrachas | Empresário Vicencio Paludo completaria 100 anos em agosto

12.08.2021

Empresário Vicencio Paludo completaria 100 anos em agosto

Fundador da Vipal Borrachas deixou como legado uma das mais importantes fabricantes de produtos para reforma de pneus do mundo.
Empresário Vicencio Paludo completaria 100 anos em agosto

No dia 12 de agosto, o empresário Vicencio Paludo, fundador da Vipal Borrachas e patriarca da família Paludo, completaria seu centenário. Falecido em 2015, Paludo fundou a empresa em 1973, na cidade de Nova Prata, na Serra Gaúcha, deixando como legado uma líder na América Latina e uma das mais importantes fabricantes mundiais de borracha. 

Natural de Paraí (RS), Vicencio é um exemplo de superação e de visão empreendedora. Suas ações estão eternizadas em todos os movimentos da Vipal, uma empresa que nutre um profundo orgulho de sua trajetória e que aprendeu com ele que a estrada ensina a vencer. Com a ajuda dos filhos, Vicencio construiu uma das principais empresas do segmento de borrachas, responsável por levar o Rio Grande do Sul e o Brasil para cerca de 90 países de todos os continentes.

Hoje, com 48 anos de estrada, a Vipal Borrachas conta com quatro fábricas com capacidade instalada superior a 19 mil toneladas por mês e 3 mil funcionários, que usufruem de uma estrutura física de 183 mil m². É a única empresa com uma linha completa de reforma e reparos para todos os tipos de pneus e, além disso, oferece produtos para indústria, pneus de moto, câmaras de ar e ainda fabrica máquinas para reforma de pneus carga e agro.

Das mãos de um empreendedor, que um dia sonhou com um grande projeto, construiu-se uma igualmente grande empresa, que orgulha gaúchos e brasileiros mundo afora. Assim como Vicencio Paludo, cuja atuação permanece viva 100 anos após o seu nascimento, a Vipal Borrachas, hoje com quase meio século de existência, caminha também para chegar a este marco aprendendo com a estrada todos os dias a vencer.