Vipal Borrachas | UMA DAS MAIORES FABRICANTES MUNDIAIS DE BORRACHA PARA REFORMA DE PNEUS SOMOS VIPAL BORRACHAS

SOMOS VIPAL BORRACHAS

UMA DAS MAIORES FABRICANTES MUNDIAIS DE BORRACHA PARA REFORMA DE PNEUS

Somos inquietos

Ouvimos o chamado da estrada e fomos longe

Iniciamos nossa jornada fabricando produtos para reforma de pneus e hoje, 50 anos depois, somos um dos maiores fabricantes de borracha do mundo.

Hoje também oferecemos produtos para a indústria e fabricamos máquinas para reforma de pneus comerciais e agrícolas, sempre buscando soluções completas com tecnologia própria.

ESTRUTURA

A MAIS MODERNA DO SEGMENTO

Sete unidades industriais que somam uma estrutura física com mais de 220 mil m²

Mais de 20.000 toneladas/mês de capacidade instalada

Mais de 3.000 colaboradores ao redor do mundo

14 centros de distribuição e atendimento em mais de 90 países

ESTRUTURA

UNIDADES

Unidade Industrial

 em Nova Prata/RS - Brasil

Unidade Industrial

em Nova Prata/RS - Brasil

Unidade Industrial

em Madison/TN - Estados Unidos

Unidade Industrial

 em Feira de Santana/BA - Brasil

Unidade Industrial

em Nova Prata/RS - Brasil

Unidade Industrial

 em Perez/Santa Fe – Argentina

Unidade Industrial

em Lagoa Santa/MG - Brasil

Unidade Administrativa

 em Porto Alegre/RS - Brasil

Centro de Pesquisa e Tecnologia

 em Nova Prata/RS - Brasil

Universidade Corporativa Univipal

em Nova Prata/RS - Brasil

Centro Técnico Vipal

em Nova Prata/RS - Brasil

Laboratório Vipaltec

em Nova Prata/RS - Brasil

ONDE ESTAMOS

Para complementar a estrutura, além de centros de distribuição e atendimento em todos os continentes, a Vipal Borrachas possui equipe comercial e técnica local, oferecendo suporte adequado e as melhores soluções em cada lugar onde está presente.
Confira no mapa abaixo a localização das nossas unidades industriais e centros de distribuição.

HISTÓRIA

SOMOS TRADIÇÃO

Estamos na estrada há 50 anos levando as soluções mais completas para o mercado.

1960

1964

1970

1973

1986

1987

1988

1991

1995

1997

1998

1999

2002

2003

2005

2006

2008

2009

2012

2016

2017

2018

2019

2020

1960

Onde tudo começou

Antes de criar a Vipal Borrachas, Vicencio Paludo inicia sua trajetória como sócio de um posto de gasolina. No contato diário com quem vive na estrada, ele começa a vislumbrar um novo caminho a ser trilhado no mercado de borrachas.

1964

Oportunidade percebida

O descarte de pneus em bom estado chama a atenção de Vicencio e vira uma oportunidade nas mãos do fundador da empresa: três máquinas para reforma de pneus são adquiridas para dar nova vida a pneus usados. Estava plantada a semente da Vipal Borrachas.


1970

Os primeiros produtos desenvolvidos

Na época os produtos de reparo de pneus eram de difícil acesso, pois tinham que ser importados. Com boa experiência no ramo, Vicencio sabe o que precisa fazer para garantir um reparo de qualidade. Começa então a produzi-los e gradualmente a excelência dos reparos ganha destaque na região.


1973

Unidade Industrial número 1

Nasce, na cidade de Nova Prata (RS), a primeira unidade industrial brasileira de produtos para reparos a frio de pneus e câmaras de ar.

1986

A reforma a quente

Lançamento da linha de camelback marca uma nova relação da Vipal Borrachas com os parceiros que vivem na estrada. Vipal inicia a fabricação de produtos para a reforma de pneus a quente.

1987

Capacitação técnica

Inauguração do Centro Técnico Vipal (CTV), é um passo fundamental para o crescimento da Vipal Borrachas. A escola inicia com o objetivo de formar mão de obra especializada em reforma de pneus.

1988

Gestão Ambiental

Para minimizar o impacto das atividades da fábrica no meio ambiente, é implantado o Sistema de Gestão Ambiental programa de sustentabilidade que hoje está presente em toda Vipal Borrachas.

1991

Reforma a Frio

Lançamento da linha de bandas pré-moldadas, ligação e envelope. Marca um novo momento da empresa. É o início da fabricação de produtos para reforma a frio. Vipal se torna a única empresa a oferecer linha completa de reforma e reparos de pneus.

1995

Certificações e Qualidade

Vipal Borrachas se torna a primeira empresa no setor de reforma de pneus e câmaras de ar a obter a certificação ISO 9002.

1997

Lançamento Rede Autorizada

Vipal lança sua Rede Autorizada formada por reformadores altamente capacitados. Com o suporte de uma linha completa de produtos, inicia-se a construção da liderança no mercado nacional e latino-americano.

1998

Unidade Industrial número 2

Vipal inaugura sua segunda unidade industrial em Nova Prata/RS, ampliando sua capacidade produtiva significativamente.

1999

Surgimento dos desenhos exclusivos

São lançadas as primeiras bandas pré-moldadas com desenhos exclusivos, projetadas para garantir o melhor desempenho de cada tipo de pneu.

2002

Entrada no mercado multimarcas

A aquisição da Ruzi, nome consolidado no mercado de reformas, alavanca o desenvolvimento das bandas pré-moldadas e de outros produtos.


2003

Certificação de qualidade

Aquisição de mais um certificado de qualidade: o INMETRO/IFBQ. 

2005

Aproximação do mercado agro

Vipal cria o Projeto Agribusiness, que aproxima ainda mais a Vipal do agronegócio. Além de produtos para a reforma de pneus agrícolas, passa a oferecer suporte técnico ao reformador e aos clientes, através de uma equipe altamente qualificada que passa a acompanhar o desempenho dos pneus.

2006

Investimento em tecnologia

Inauguração da Vipaltec. Empresa que conta com laboratório de alta tecnologia para o desenvolvimento de pesquisas, ensaio de pneus novos e reformados.

2008

Ampliação Industrial no Brasil

Inauguração da unidade industrial de Feira de Santana, na Bahia. Localizada em uma área de 608 mil m², sendo 65 mil m² de área construída, a planta fabril carrega o DNA Sustentável da Vipal. Hoje, é considerada uma das unidades industriais de borrachas mais modernas do mundo e responsável pela produção das bandas pré-moldadas e pneus de moto. 

 

2009

Lançamento Bandas Eco

Lançamento da linha de produtos verde da Vipal. As Bandas Eco garantem até 10% de economia no combustível, através de pneus reformados, reduzindo o impacto ambiental e diminuindo os custos do transportador.

2012

Entrada no mercado Duas Rodas

Vipal entra no mercado de pneus novos e lança seu primeiro pneu para motocicletas, vindo a se consolidar como o mais resistente do mercado.

2016

Produção de Equipamentos para reforma

Vipal Borrachas lança as raspadoras de pneus de carga VR01 Smart Uno e Duo, marcando a entrada da empresa na fabricação de máquinas e equipamentos para a reforma de pneus. 

2017

QUALIDADE

Conquista da certificação ISO 9001:2015.

2018

Produção de Equipamentos para reforma

Vipal Borrachas amplia seu portfólio de máquinas entrando no segmento agro com a orbitread VOT2200 Heavy Duty e lançando a sua primeira extrusora, a máquina orbicushion VOC760.

2019

Unificação da Rede Autorizada

A Vipal Rede Autorizada, a maior da América Latina, passa a integrar também reformadores de pneus agrícolas além de reformadores de pneus de carga. 

2020

Inauguração da primeira unidade industrial Internacional

Vipal Borrachas inaugura sua quarta unidade industrial em Perez, na Argentina, com o objetivo de atender com mais agilidade o mercado de reforma de pneus mundial.

UNIDADES DE NEGÓCIO

Atendemos aos mais diferentes desafios em mercados que têm a borracha como matéria-prima.

RESPONSABILIDADE CORPORATIVA

A Vipal Borrachas tem como princípio atuar de forma ética e em harmonia com a sociedade e o meio ambiente, valorizando a colaboração daqueles que comungam com a nossa fé e os nossos valores.

RELATÓRIO DE TRANSPARÊNCIA E IGUALDADE SALARIAL DE MULHERES E HOMENS

NOTA TÉCNICA EXPLICATIVA:
O relatório ora publicado fora elaborado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e disponibilizado para a Empresa em 21/03/2024, tendo por base informações extraídas do sistema e-Social, relativas ao ano de 2022 e divulga informações considerando os 10 grandes grupos da CBO (Classificação Brasileira de Ocupações).
A empresa, nos termos da lei nº 14.611/23, Decreto nº 11.795/23 e Portaria do MTE nº 3.714/23, está obrigada a replicar o referido documento fornecido pelo MTE, sem que lhe tenha sido oportunizado qualquer possibilidade de questionamento e ou contraditório.
1. O critério utilizado para consolidação dos dados pelo MTE, qual seja, os 10 grandes grupos da CBO, que aglutinam mais de 2600 ocupações / atividades diferentes, resulta em verdadeira distorção da pretendida avaliação de igualdade salarial, na medida em que a média de remuneração fora realizada com base nos grandes grupos, desconsiderando a peculiaridade de cada uma das funções ou cargos, nos quais, as remunerações diferem.
2. O levantamento pelo Ministério do Trabalho e Emprego não contempla as previsões especiais e específicas contidas em normas coletivas, nas legislações esparsas nem o regramento previsto no art. 461 da CLT, ou seja, não considera o tempo de trabalho em uma determinada função, não considera o tempo de trabalho na empresa, bem como não considera a produtividade e a perfeição técnica, o que impossibilita a correta avaliação acerca da existência de desigualdade salarial, na medida em que compara realidades totalmente diversas, seja de atividade, função, responsabilidade e/ou remuneração.
3. O critério de remuneração utilizado no relatório, que leva em consideração, por exemplo, as horas extraordinárias, igualmente distorce a avaliação de igualdade salarial, vez que não são consideradas para o cálculo a motivação do trabalho extra realizado por homens e/ou mulheres.
Por fim a empresa manifesta que a conclusão do relatório, em seu objetivo principal, não espelha a realidade da companhia, reforçando que cumpre a legislação em vigor e defende a igualdade salarial sem qualquer discriminação por motivo de sexo, raça, etnia, origem ou idade.